Salvador em 1864

(View of Bahia from the Public Gardens)

Por Mason Jackson, Illustrated London News

 

Salvador London News

 

Esta ilustração foi publicada, em novembro de 1864, no Illustrated London News, uma revista inglesa ilustrada que circulou por 161 anos, de 1842 a 2003. Está assinada por Mason Jackson (1819-1903), editor de arte da revista, que fazia as gravações em madeira para impressão. Provavelmente, outro artista fez um esboço no local.

É uma vista de Salvador tomada do Passeio Público, para ilustrar um artigo sobre um incidente entre dois navios de guerra estadunidenses, ocorrido na Baía de Todos os santos.

A ilustração tem aparência semelhante à vista de Morphat, de 1890, mas com algumas diferenças. Guarda, entretanto, o mesmo gosto pelo exagero com as torres e o efeito de zoom. A torre da Igreja dos Aflitos foi parcialmente destruída posteriormente, mesmo assim, não era tão alta quanto nesta ilustração.

A Lapinha não era desolada como na ilustração. Já existia construções no local desde o século 17. Também, a área envolta do Theatro São João era densamente construída.

 

Cúpula do Mosteiro de São Bento

 

Theatro São João

 

Lapinha

 

Passeio Publico

 

Fotografia de parte do trecho da foto acima por Guilherme Gaensly, cerca de 1870. Veja que o frontispício da Igreja dos Aflitos foi ampliado.

Note também que não existia uma torre ao lado da cúpula do Mosteiro de São Bento, como na ilustração acima, mas sim, a cruz e adornos no frontispício do próprio Mosteiro. As torres de sino foram instaladas depois, no final do século 19.

(clique para mais informações)

 

Passeio Público e Gamboa, em 1819.

 

Salvador Darwin

 

Esta é uma outra ilustração publicada em julho de 1862 (American School).

 

Salvador 1862

 

Aflitos Gaensly

 

◄ História de Salvador

 

Água de Meninos

 

Cidade Salvador

 

Igreja dos Aflitos

 

História Cidade Salvador

 

Copyright © Guia Geográfico - Cidade do Salvador no século 19