O Antigo Chafariz do Palacete Machado

 

Chafariz Salvador

 

O sistema de chafarizes, em Salvador, começou a ser instalado a partir de 1855. Vários deles foram relocados, muitos não chegaram até nós. O sistema do Queimado foi estendido até o Bonfim, por volta de 1860. O antigo chafariz do Palacete Machado (Abrigo D. Pedro II) pode ter sido interligado àquele sistema, não se sabe quando, mas o design dos jardins parece ter especialmente considerado sua instalação. O chafariz ainda estava lá, em 1947, como mostra a foto ao lado. A terra molhada, em volta, indica que ainda estava funcionando.

Em 1956, outro chafariz estava no mesmo local (foto abaixo). Era o Chafariz de Colombo, instalado no Largo do Theatro (atual Praça Castro Alves), em 1855. O Chafariz de Colombo foi para a Praça da Inglaterra, após a inauguração do Monumento a Castro Alves e saiu de lá antes da inauguração do monumento a J. J. Seabra, em 1948. Por volta dos anos 1950, a bela escultura de Colombo estava no Rio Vermelho e a base do chafariz veio para cá, com a escultura de Lord Cochrane. Esse chafariz está hoje na Garibaldi e o local, no Abrigo, está decorado com a escultura de um anjo da guarda (veja imagens).

 

◄ Abrigo Dom Pedro II

 

O antigo chafariz, em 1947. Foto Edgard Antunes/ Iphan (ampliar).

 

Fonte

 

O antigo chafariz do Largo do Theatro, mas com a escultura de Lord Cochrane, em lugar de Colombo (foto Jair Brandão, em janeiro de 1956, acervo Iphan).

 

O antigo chafariz, na entrada do Abrigo D. Pedro II, por volta dos anos 1940 (foto FGM).

 

Chafarizes

 

Chafariz

 

Chafarizes

 

Salvador

 

 

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Antigas fontes de Salvador,