Abrigo Dom Pedro II e Capela Santa Izabel

 

O abrigo D. Pedro II, no bairro da Boa Viagem, está instalado em um antigo solar e possui uma a bela Capela Santa Izabel. A época de sua construção não é conhecida. Acredita-se que seja da primeira metade do século 19 e que foi a residência de um embaixador português.

Segundo o IPAC-BA, em 1859, o imóvel foi vendido por Antônio Gonçalves Gravatá ao Comendador Francisco Xavier Machado. Em 1877, foi adquirido pelo Governo da Bahia para a instalação do Asilo de Mendicidade, que, até então, funcionava na Quinta dos Lázaros. Nessa época foram realizadas reformas de adaptação e construção de novos pavilhões.

O Asilo foi inaugurado em 29 de julho de 1887, com o nome de Asylo de Mendicidade Santa Izabel, em homenagem à princesa imperial.

O Asilo foi entregue à administração municipal e, em 1895, entregue à Santa Casa da Misericórdia, que foi responsável pela instituição até 1913, quando retornou para a administração municipal. Em 1943, passou a denominar-se Abrigo Dom Pedro II.

O conjunto arquitetônico, de notável mérito, foi tombado pelo Iphan em 1980. É envolvido por amplo jardim, na frente, e pela praia da Boa Viagem, na parte detrás. Possui duas longas alas e um corpo central. O atrium da entrada abriga esculturas neoclássicas e jarros de louça da fábrica de Santo Antônio do Porto. O salão nobre ainda exibe as armas do Império do Brasil, em relevo dourado. Acredita-se que, anteriormente, sua fachada principal era voltada para a Baía.

Desde sua criação, em 1887, o local está aos cuidados da Comunidade das Irmãs do Abrigo Dom Pedro II, membros da Companhia das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo. Lindalva Justo de Oliveira, beatificada em 2006, era uma das irmãs que cuidavam dos idosos.

O Abrigo está subordinado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Abriga idosos em situação de vulnerabilidade pessoal ou social. Desenvolve-se atividades educativas, culturais e de lazer com uma equipe multiprofissional.

Acesso pela av. Luiz Tarquínio, 18, Boa Viagem.

 

História de Salvador

 

Abrigo Dom Pedro II

 

Neoclassico

 

O Asylo de Mendicidade no início do século 20. Imagens do Abrigo Dom Pedro II

 

Copyright © Guia Geográfico - Patrimônio Histórico de Salvador, Solar Machado.

 

Uma das esculturas neoclássicas no atrium, em 2014.

 

Salvador

 

Imagens abrigo

 

Capela Abrigo Dom Pedrio II

 

Acima, fachada principal do Abrigo Dom Pedro II, em 1997, após restauração.

Embaixo, a entrada da Capela Santa Izabel, em 2014.

 

 

 

História Cidade Salvador

 

 

Divulgação