Capela Santa Izabel do Abrigo Dom Pedro II

 

A Capela Santa Izabel fica no andar térreo do Abrigo D. Pedro II, no bairro de Boa Viagem.

Possui altar em talha dourada e estilo neoclássico. O teto, com uma cúpula no centro, é decorado com estrelas douradas e, numa ideia criativa, uma das esculturas do altar chega até esse "céu".

Antigas restaurações da Capela foram feitas de foram amadora para esse patrimônio cultural do Brasil, tombado pelo Iphan. Muitos detalhes decorativos foram "pintados por cima". Alguns foram redescobertos posteriormente. Mas, infelizmente, o dourado de parte dos adornos foram pintados de branco, em uma restauração recente.

A Capela Integra, de forma harmoniosa, o conjunto arquitetônico do Solar do século 19.

 

Abrigo Dom Pedro II

 

Acima, o mezanino da Capela, com acesso pelo andar superior. Note que pequenos trechos de detalhes decorativos foram redescobertos, mostrando que a antiga decoração era bem mais sofisticada.

Na foto à esquerda, dos anos '70 (IPAC-BA), nota-se que o detalhe da pintura da parede, redescoberto recentemente (veja primeira foto acima), ainda estava escondido. Vê-se, também, que alguns adornos do mezanino estavam dourados (tom escuro, na foto). Na foto acima, de 2014, eles estão pintados de branco.

 

Capela Santa Izabel

 

Igreja neoclassica

 

Detalhe decorativo redescoberto da antiga pintura ▼

 

O altar da Capela, vendo-se o teto e sua cúpula que fornece adequada iluminação natural ao ambiente. Foto (à direita) em 2014.

Embaixo, o salão que dá acesso à Capela e onde fica o memorial a Lindalva Justo de Oliveira, a irmã beatificada em 2006.

 

Capela

 

Arquitetura interior

 

Copyright © Guia Geográfico - Patrimônio Histórico de Salvador,

 

Igreja arquitetura

 

História Cidade Salvador