Salvador por S. Davenport - Publicado em 1836

 

Salvador Davenport

 

Ilustração publicada em 1836 por Thomas Kelly (Londres, Paternoster Row, 17), gravada por S. Davenport, provavelmente com base em desenho de Edmund Patten de 1826.

 

Comentários: A ilustração acima, gravada por S. Davenport, parece ter base no desenho de Edmund Patten, publicado em 1826.

A gravação de Davenport apresenta simplificações e deturpações, mas as igrejas da Conceição da Praia e a Catedral (igreja dos jesuítas) podem ser claramente identificadas. A igreja com duas torres, ao lado da Catedral da Sé (sem torres), nunca existiu. O local é o da Santa Casa da Misericórdia, que sempre possuiu apenas uma torre, como foi originalmente representado por Pattern.

Uma gravação anterior (1833) de W. Walton (imagem à esquerda) apresenta uma ilustração de barcos parecida, também com base no desenho de Patten.

 

Mais Salvador no século 19►

 

Reprodução da ilustração publicada no Álbum-Lembrança da Exposição Iconográfica e Bibliográfica Bahiana, publicado pela Prefeitura Municipal de Salvador, em 1951, com a descrição: Vista antiga da Cidade do Salvador. Publicada em 1833 por E. Patten. Desenho de Edmundo Patten. Gravação de W. Walton. Impressão de Hullmandel.

 

Salvador Darwin

 

História de Salvador

 

Edmund Patten

 

História Cidade Salvador

 

Theatro São João

 

Copyright © Guia Geográfico - Mapas históricos da Bahia

 

 

Conceição da Praia

 

 

Catedral Basílica