Expedição do HMS Challenger

Salvador em 1873

A expedição científica britânica do H.M.S. Challenger foi realizada entre 1872 e 1876. Chegou em Salvador, em setembro de 1873, e várias fotos da Cidade foram tiradas pelo fotógrafo oficial da expedição, algumas apresentadas aqui, inclusive as cinco fotografias que compõem um panorama da Cidade, vista do Forte São Marcelo.

Em 1870, a Royal Society of London pediu ao governo britânico que fosse cedido um navio para uma longa expedição científica. O navio de guerra H.M.S. Challenger foi cedido e modificado para permitir pesquisas oceanográficas. Os resultados científicos foram compilados ao longo de 23 anos, reunidos em 29.500 páginas e publicados em 50 volumes.

 

As fotografias foram feitas, todas ou em parte, pelo artista J.J. Wild, que acompanhava a expedição. Wild também fez muitas ilustrações que foram reproduzidas no relatório final da expedição.

 

Mais Salvador no século 19

 

Esta é a primeira parte da série de cinco imagens que compõem o panorama de Salvador visto do Forte São Marcelo, tiradas pelo fotógrafo oficial da expedição do HMS Challenger. As partes seguintes estão abaixo (clique nas imagens para ampliá-las).

 

◄ História de Salvador

 

São Joaquim

 

Cricket Bahia

 

Instalações do Arsenal de Marinha da Bahia, em 1873.

 

Porto Salvador Cais

 

O jogo de cricket no Campo Grande, em ilustração de J.J. Wild. Foi jogado entre oficiais da tripulação do navio e membros do Bahia Cricket Club.

 

Acima, o Porto visto da Cidade Alta.

 

Arsenal Marinha Bahia

 

Copyright © Guia Geográfico - Salvador Antiga, Século XIX.

 

Baia Todos os Santos

 

Elevador

 

Bahia século 19

 

Carmo igrejas

 

História Cidade Salvador

 

 

 

 

 

 

Clique para ampliar